Buscar
  • Nova Alpha

3 CIDADES SUSTENTÁVEIS E COMO ELAS APROVEITAM A ENERGIA SOLAR!

Cidades sustentáveis são aquelas que integram ações de sustentabilidade nos serviços fundamentais, como transporte, segurança, saneamento e saúde. Todas essas ações devem colaborar para o desenvolvimento econômico e ambiental da cidade. Várias diretrizes contribuem para aprimorar a gestão de uma localidade, a fim de prepará-la para as próximas gerações.


Alguns centros urbanos estão se reinventando para promover um mundo melhor no amanhã. Neste post, vamos citar cidades que estão em busca dessas melhorias e o que elas fazem para se tornarem mais sustentáveis. Acompanhe!





1. CURITIBA

Curitiba é conhecida como uma das cidades mais sustentáveis do mundo. Comparada com Madrid e Amsterdã, a capital paranaense é uma ótima opção para viver e passear. A cidade é considerada referência em assuntos relacionadas à mobilidade e preservação ambiental.

Corredores de ônibus com veículos biarticulados garantem agilidade no embarque e desembarque, além de viagens mais rápidas e confortáveis. Utilizando transporte público de qualidade, a cidade emite menor quantidade de poluentes melhorando, consideravelmente, a qualidade do ar.

A capital tem a melhor qualidade do ar entre as cidades brasileiras e conta com mais de 64 m² de extensão verde por habitante, além de 36 áreas de preservação ambiental. Desde 1970, Curitiba possui tecnologia que distribui de maneira adequada as águas da chuva em seus parques, canais e rios.


2 .LONDRINA

Também localizada no Paraná, Londrina é mais um exemplo de cidade brasileira sustentável. Muito conhecido por sua política de coleta seletiva, o município desenvolveu o projeto Cesta Verde onde os moradores trocam o lixo reciclável por alimentos. Além de levar comida a quem precisa, a iniciativa ajuda a conscientizar os habitantes sobre a importância da separação dos resíduos.


Este projeto, criado em 1996, teve como novidade a inclusão dos catadores de material reciclável no processo. Essa foi uma maneira de aumentar a rentabilidade nas associações e gerar mais empregos, além de expandir os locais que são atendidos pela coleta seletiva.

O município também conta com projetos para incentivar a população sobre a importância de manter suas calçadas em bom estado. Na área da educação, alunos e professores atuam em ações que promovem atos culturais.


3.VANCOUVER (CANADÁ)

Com mais de 300 áreas verdes, Vancouver é a cidade dos parques. O Stanley Park é o maior parque urbano do Canadá e possui mais de 400 hectares. Grande parte da população vive muito próximo a parques e jardins, o que ajuda a despertar a consciência para a preservação ambiental. Além disso, espaços de lazer e descanso próximo das casas tornam-se mais valorizados pelos habitantes.


Uma curiosidade é que 90% da energia gerada na cidade é através de ondas, ventos, painéis solares e hidrelétricas. Outro fato interessante, é que as medalhas entregue nas Olimpíadas de Inverno de 2010, foram fabricadas a partir de restos de metais descartados.

0 visualização0 comentário